Shazam! fala sobre família e preservar a infância no mundo adulto

https___blogs-images.forbes.com_scottmendelson_files_2018_07_Shazam-movie-official-costume-image-cropped-1200x674

Billy Batson (Asher Angel) é um adolescente órfão que vive arranjando confusão até que o menino passa a morar com Rosa (Marta Milans) e Victor (Cooper Andrews) Vasquez, além de outras cinco crianças também adotadas: Mary (Grace Fulton), Freddy (Jack Dylan Grazer), Darla (Faithe Herman), Pedro (Jovan Armand) e Eugene (Ian Chen). Depois de fugir dos valentões da escola, Billy entra em um vagão de metrô, nesse momento é transportado para encontrar o mago Shazam.

Shazam estava buscando uma criança de bom coração, a qual deveria rejeitar as tentações dos sete pecados capitais. Porém, um dos meninos invocados pelo mago foi tão influenciado pelas personificações dos pecados que passou o resto da sua vida tentando libertá-los. Ele se torna, então, o Dr. Sivana, o vilão da trama. Batson é o escolhido para proteger a Terra dos pecados.

Ao gritar “Shazam!”, Billy vira um adulto com a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o raio de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. A missão de salvar o mundo é apenas um dos objetivos do garoto, o outro é encontrar sua mãe. Depois de pegar diversos endereços de onde ela pode estar, ele a encontra e descobre que foi abandonado por ela. Pode-se analisar essa parte como uma resposta ao pensamento de que todas as mães biológicas amam seus filhos apesar de tudo e que família nem sempre é formada por pessoas relacionadas pelo sangue.

Zachary Levi interpreta a versão adulta de Batson quando se transforma no Shazam e sua atuação faz o público perceber o adolescente no mago. Além de fazer o que adolescentes fariam se virassem adultos de repente: comprar cerveja e visitar um clube de striptease. Como outros filmes, a obra do super-herói da DC Comics faz referência a longas dos anos 1980, dessa vez foi “Quero ser grande” com o Tom Hanks. Existe referência ainda a antiga editora das histórias do Shazam, a Fawcett Comics, no nome da escola Fawcett High School.

Na luta contra o Dr. Sivana, Billy e seus irmãos se transformam na Família Shazam, com poderes compartilhados. As versões adultas dos outros adolescentes são entregadas por Adam Brody, Meagan Good, Michelle Borth, Ross Butler e D. J. Cotrona. Os mesmos com ótimas atuações, seguindo a fórmula “criança no corpo de adulto” e todos com roupas coloridas.

O diretor David F. Sandberg consegue desviar do tom sombrio das produções do Universo Estendido da DC, com cenas cheias de cores e mais piadas do que o normal nos filmes da editora. “Shazam!” traz a infância para o mundo adulto e reforça o sentido de família composta por pessoas queridas, sejam amigos ou irmãos adotivos.

Bruna Nunes
MK

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s